sexta-feira, 25 de março de 2011

Resumo analitico do livro UMA IGREJA COM PROPÓSITOS

Autor:- Pastor Rick Warren


1- Impactar vidas, dar diretrizes seguras e firmes para um Ministério produtivo, ampliar a visão de um líder no Trabalho do Mestre, é o que este livro faz.



Uma Igreja com propósitos conta a bela e bem sucedida historias das Igrejas Batistas que mais crescem e que recebeu o nome da cidade onde esta localizada.Já no próprio nome da Igreja, em que a palavra Batista não é mencionada o autor nos ensina que por amor ao reino de Deus vale a pena sacrificar algo precioso se necessário for.

Uma Igreja com Propósitos precisa necessariamente trabalhar em cima dos seguintes propósitos:-

1- ADORAÇÃO – Celebramos a presença de Deus

2- COMUNHÃO – Integramos as famílias

3- DISCIPULADO – educamos o povo de Deus

4- SERVIR - Demonstração de amor

5- EVANGELISMO – Comunicando a Palavra de Deus



Este livro levara você leitor a conhecer a trajetória desta grande igreja que se iniciou há 17 anos com apenas 03 pessoas e hoje conta com 13.000 mil .

O autor ensina os princípios bíblicos para uma igreja crescer e, logo a seguir mostra como ele os aplicou.

Lendo este obra você será desafiado a pensar grande motivado a fazer algo sério e duradouro na causa, não por vã banalidade, mas no espírito de Cristo, ancorado na palavra para a Gloria de Deus Pai.



Abaixo relataremos alguns tópicos :

- A pergunta errada: O que fará nossa igreja crescer? A pergunta certa: O que esta impedindo o crescimento da nossa igreja?

- A chave para a Igreja do século 21 será a sua saúde espiritual, não o crescimento.

- Pastores são os principais agentes de mudança para lidar com os problemas enfrentados atualmente pela sociedade.

- Ministério é uma maratona. Não importa como você começa, mas , sim, como termina.

- Visão também é a habilidade de compreender com precisão as mudanças atuais e fazer o melhor uso delas. Visão é estar alerta para as oportunidades.

- A maioria das igrejas grandes e saudáveis é guiada por pastores que estão dirigindo a mesma comunidade por um longo período.

- Você pode medir a força e a saúde de uma igreja, mas pela sua capacidade de enviar Missionários do que pela quantidade de bancos que possui.

- Deus sempre usa pessoas comuns em situações imperfeitas para alcançar o propósito que tem .

- Para onde quer que Deus o mande, Ele provera.

- Toda Igreja deve crescer mais calorosa por meio do companheirismo, mais profunda por meio do discipulado, mas forte por meio da Adoração, mais abrangente por meio do Ministério e mais numerosa por meio do Evangelismo.

- Para manter um Crescimento consistente é necessário oferecer as pessoas algo que elas não possam conseguir em nenhum outro lugar.

- Uma igreja cheia de pessoas que foram genuinamente transformadas atrai mais gente.

- Quando Deus vê que uma igreja é Sadia Ele envia matéria prima em abundancia e por outro lado porque Deus enviaria vários candidatos a uma igreja que não sabe o que fazer com eles.

- Em qualquer Igreja onde vidas estão sendo transformadas, casamentos estão sendo restaurados e o amor flui livremente, será preciso trancar as portas para evitar que o povo vá até lá.

- As pessoas são atraídas por igrejas com adoração de qualidade, boas mensagens, Ministério eficaz e comunhão. Qualidade atrai quantidade.

- Pedir um grande empenho não afasta as pessoas. O que faz com que isto ocorra é a forma como muitas igrejas pedem esta dedicação.

- Igrejas crescem pela atuação do Poder de Deus, por meio dos esforços de pessoas habilidosas.

- Enquanto esperamos que Deus trabalhe para nós, Ele espera trabalhar por meio de nós.

- Não confunda os métodos com a verdade.A mensagem não pode mudar, mas os métodos devem mudar a cada geração.

- Sucesso não é tornar-se uma igreja maior do que a outra, mas, sim, produzir o maior numero de frutos por meio de seus dons, oportunidades e potencial.

- Deus não nos chamou para sermos originais em todas as coisas. Ele nos chamou para sermos eficientes.

- Você pode aprender de outros modelos, sem se tornar uma cópia.

- A igreja deve ser sensível as almas famintas, mas não pode ser dirigida pelas necessidades que elas tem.

- O propósito claro não somente define o que fazermos mas também o que não fazemos.

- Devemos somente nos preocupar com alguns Ministérios de acordo com o crescimento da igreja.

- Muitas igrejas são eficientes porque são organizadas e mantém uma programação ampla. Porem enquanto geram muitos eventos tem pouca produtividade.Muita energia é gasta em assuntos triviais. É como tentar arrumar as cadeiras enquanto o navio afunda.Pode ate ser que fique arrumado, mas vai afundar de qualquer jeito.

- O Apostolo Paulo, sempre foi claro em seus propósitos. Como resultado, as pessoas queriam participar do que ele estava fazendo.Isto era realidade na igreja de Felipos. Os Felipenses estavam tão impressionados com a Missão de Paulo que lhe deram o apoio financeiro necessário. Se você quer que seus membros fiquem animados, apóiem e se dediquem as atividades da congregação, precisa explicar exatamente para onde a igreja esta indo. Da mesma forma, não deve esperar que as pessoas entrem na sua Igreja sem saber qual será o destino dela.(Devemos alem de falar,colocar cartazes pequenos sobre nossos propósitos)

- Para se evitar distorções ou conflitos com os Departamentos da Igreja, deve-se explicar detalhadamente para a liderança qual será a sua função e qual o propósito daquele Departamento.

- Devemos de tempos em tempos nos questionar: estamos fazendo aquilo que Deus deseja que façamos ? Como é que estamos indo ? Qual é o nosso negocio ? Como vai indo o nosso negocio ?

- Podemos ser inovadores no estilo de Ministério, mas nunca podemos alterar a sua essência.

- Uma missão direta é uma missão clara. A declaração de propósitos da Disneylândia é: Proporcionar felicidade às pessoas. A missão original do exercito da Salvação era: Tornar cidadãos os que são rejeitados. Muitas declarações de propósitos são tão vagas, que não tem nenhum impacto. Nada se torna dinâmico até que se torne especifico.Alguma declaração diz, nossa igreja existe para glorificar a Deus. Com certeza !! Mas como exatamente você pretende fazer isto ??

- Um compromisso com o Grande Mandamento: ((Ame a Deus com todo o seu coração e o seu próximo como a si mesmo)) , e com a Grande Comissão ((Fazer discípulos, batiza-los e ensina-los a obedecer a tudo que Jesus havia ensinado)) fazendo isto surgira uma grande Igreja.

- Infelizmente muito pouco do que acontece em muitas igrejas é Ministério genuíno. Ao contrario, muito tempo é gasto com reuniões. A fidelidade é quase sempre medida pela freqüência e não por atividades. Muitos membros da igreja acabam indo as reuniões só para esquentar o banco.Os membros não devem ir a igreja ou reuniões por obrigação mas por estarem estimulados ao trabalho.

- Como crentes somos chamados para participar e não apenas acreditar, por isto devemos sempre estar estimulando todos os crentes a participarem de alguma atividade.

- A não ser que você desenvolva um sistema e uma estrutura para intencionalmente equilibrar os cinco propósitos, sua igreja terá a tendência de enfatizar o propósito que melhor expressa os dons e afinidades do Pastor.

- A igreja deve crescer de fora para dentro e não de dentro para fora.

- Qualquer igreja pode ser dirigida por propósitos, independentemente do tamanho.

- Nenhuma igreja pode alcançar a todos. Vários tipos de igrejas são necessários.

- Não devemos criticar o que Deus esta abençoando.

- Jesus direcionava o seu Ministério para que fosse efetivo e não exclusivo.

- Concentre seus recursos para alcançar pessoas que sua igreja tenha mais facilidade em se comunicar.

- Uma das maiores barreiras para o crescimento da igreja é a cegueira cultural

- A melhor maneira de se conhecer a cultura, pensamento e estilo de vida das pessoas é conversar com cada uma pessoalmente.

- Os sem igrejas não são todos iguais.

- Usar a mala direta nos primeiros anos de nosso trabalho é a única forma de contatar os lares em nossa área.

- O pastor Rick Warren disse certa vez:- NUNCA USO TERNO E GRAVATA QUANDO PREGO NOS CULTOS DA IGREJA, intencionalmente me visto para combinar com a mentalidade daqueles que estou tentando alcançar.

- Você alcança melhor aqueles com os quais você pode se relacionar.

- Como líder você vai atrair quem é como você, não quem você quer.

- Normalmente, gastamos cinco vezes mais energia para reaproximar alguém que esta desviada do que para ganhar para Cristo uma pessoa que nunca ouviu o Evangelho.

- Não existe um método padronizado para a pesca. Cada peixe demanda uma estratégia única.

- Quanto mais tempo você passa na igreja, menos é capaz de pensar como um Não-Crente.

- Alcançar sua Comunidade não é barato, vale a pena investir.

- A pescaria é um negocio sério.

- Amar os não crentes como o Senhor amou é a chave mais ignorada para o crescimento da igreja, portanto devemos dedicar mais amor a eles do que aos da casa.

- O amor aproxima as pessoas como um imã poderoso. A falta de amor faz com que elas se afastem.

- Para que sua igreja cresça, você precisa ser amável com as pessoas que vem visitá-las.

- Nosso mundo esta cheio de pessoas sozinhas que estão famintas por compreensão e um toque de amor.

- Uma das decisões que o Pastor deve tomar a cada semana é se ele quer impressionar as pessoas ou Influencia-las.

- ACEITAR SEM REPROVAR:- Para que os não crentes sejam amados incondicionalmente, as pessoas precisam entender a diferença entre aceitação e aprovação.

- Não podemos esperar que Não-Crentes ajam como crentes, até que sejam transformados e isto pode demandar tempo.

- Não existe método, nem programa ou tecnologia que possa substituir o amor pelos não Crentes.

- Jesus geralmente atingia uma necessidade a fim de construir uma ponte para evangelizar a pessoa. ((Uma cesta básica pode ser uma ponte para se evangelizar uma família inteira)).

- Qualquer pessoa pode ser ganha para Jesus se você descobrir a chave para abrir o coração dela.

- Vidas transformadas são a maior propaganda de sua Igreja...

- As boas novas oferecem as pessoas perdidas o que estão freneticamente buscando.

- Deus usa todo tipo de dor emocional para chamar a atenção das pessoas.

- A maioria dos não Crentes esta buscando alivio e não a verdade.

- O tipo mais profundo de ensinamento é aquele que faz a diferença no dia a dia das pessoas, portanto as pregações precisam obrigatoriamente conter mensagens que acrescem algo que seja de utilidade para cada um de nós.

- O que as pessoas precisam hoje, são menos sermões “deve ser” e mais sermões “ como ser”

- Uma pregação na semelhança de Cristo é relacionada com o cotidiano e produz mudanças no estilo de vida.

- Quando a palavra de Deus é ensinada de forma desinteressante, as pessoas não somente acham o pregador chato, elas pensam que “Deus é chato”.

- Ao mesmo tempo em que Jesus ensinava verdades profundas de um jeito simples, muitos Pastores hoje fazem exatamente o oposto:- Ensinam verdades simples de maneira profunda.

- Para o crente Jesus diz:- “VÁ “ mas para o mundo perdido Ele diz “VENHA”.

- O estilo de adoração em que você sente mais a vontade tem haver muito mais com sua cultura de que sua Teologia.

- Na adoração genuína a presença de Deus é sentida, o perdão de Deus é oferecido, os propósitos de Deus são revelados e o poder de Deus é mostrado.

- Fazer um culto sensível aos que não conhecem a Deus é um mandamento bíblico........

- Colossensses 4.5 diz... Andai em sabedoria para os que estão de fora, aproveitando bem cada oportunidade. “” Quando você tem convidados em sua casa para jantar, sua família age diferente de quando vocês estão sozinhos? É claro que sim ! Você presta atenção às necessidades de seus convidados assegurando-se de que sejam servidos primeiro. A comida pode ser a mesma, mas você usa pratos diferentes. A conversa na mesa geralmente é mais amena e polida. Será que isto é ser hipócrita ?? Não ! Fazendo estas coisas, você esta sendo sensível e mostrando respeito para com os convidados. Da mesma maneira a comida espiritual permanece a mesma a um culto sensível a não crentes. Mas a apresentação é mais elaborada, considerando a presença dos nossos convidados.

- Fazer um culto “A VONTADE “ para os sem – igreja não significa mudar a Teologia. Significa mudar o ambiente do culto.

- Os sem Igreja não estão pedindo para que diluamos a mensagem. Eles esperam ouvir a Bíblia quando vem para a igreja. O que realmente querem ouvir é como a bíblia se relaciona com sua vida, usando uma terminologia compreensível e um tom que demonstre respeito e carinho por eles. Estão buscando soluções e não repreensões.

- Ser sensível aos Não-Crentes não limita o que você diz, mas , sim, como você fala.

- Um culto direcionado aos Não –Crentes é feito para complementar o Evangelismo pessoal, não para substitui-lo.

- A coisa que realmente atrais um grande numero de Não–crentes para a igreja são vidas mudadas, muitas vidas mudadas.

- Aumentar o tamanho de sua igreja não requer a inteligência de um cientista nuclear. Tudo que você tem a fazer é atrair mais visitantes.

- Muitas boas igrejas não crescem porque os próprios membros ficam envergonhados em convidar os visitantes:- Ele diz..... Eu amo a minha igreja. Amo meu Pastor. Sou a abençoado por tudo o que acontece em nossos cultos. Eles vão ao encontro de minhas necessidades, mas eu não convidaria um amigo do meu trabalho porque o culto não faria nenhum sentido para ele.As mensagens são para mim, as musicas são para mim, as orações são feitas usando palavras que eu entendo e até mesmo os avisos são para mim. Meus amigos não entenderiam muito do nosso culto. Ele se sente culpado de não convidar os amigos, mas ainda assim não os convida. ( Portanto devemos realmente mudar a nossa maneira de se realizar os cultos ) .Em nossa igreja isto jamais poderá acontecer......

- Qual a forma mais natural para aumentar o numero de visitantes em sua igreja ?? Será que é fazer com que os membros se sintam culpados por não convidar os amigos? Não. Será que é colocando uma faixa na frente da igreja, dizendo: BEM VINDO VISITANTES , Não. Será que é telefonando para cada casa da sua região, convidando-os para vir a igreja? Provavelmente não. Será que é fazendo um concurso ou Cultos Chamados de Campanhas para aumentar a freqüência, bastante improvável !! Será que é usando propaganda, Errado. A resposta é bem simples:- Criar um culto INTENCIONALMENTE planejado para que os membros tragam os seus amigos. Faça esse culto tão atraente e relevante para os sem igreja, que os membros vão ficar ansiosos por convidar pessoas perdidas que conhecem para vir à igreja.

- Uma multidão não é uma Igreja. Mas a Igreja necessita de uma multidão para crescer.

- A maioria das igrejas evangélicas termina seus cultos de adoração com apelo. Isso indica que, na pratica, nós conectamos adoração com evangelismo. Muitos, entretanto, não reconhecem que esta é uma estratégia autodestrutiva:- Concentra os primeiros 58 minutos nos crentes e, de repente, mudar o enfoque para os não crentes durante os dois últimos minutos. Os não crentes vão sentar-se lá por 58 minutos do culto, os quais não tem nenhuma relevância para eles. No culto como um todo, e não só o apelo, deve ser planejado com um não crente em mente.

- As pessoas estão condicionadas a esperar que as coisas sejam fáceis e convenientes.Sua meta deve ser remover o Maximo de barreiras possíveis, de tal maneira que os Sem-Igreja não tenham desculpas para não freqüentar a igreja. Ofereça opções de horários.Isso dá mais oportunidade para as pessoas. Normalmente as pessoas durante a semana chegam tarde em casa e os jovens por sua vez, estão em seus colégios então a solução que a Igreja do Rick Warrem achou melhor foi a de realizar por exemplo três cultos no mesmo dia na parte da manha e com as mesmas mensagens em todos os cultos. A igreja também oferece escola Dominical para as crianças durante todos os cultos.

- As pessoas Sem-Igreja não querem ser perturbadas com crianças fazendo barulho durante o culto, mesmo sendo as suas próprias crianças.





- ACELERE O PASSO E O DINAMISMO DO CULTO:-

- Quase todas as igrejas precisam acertar o passo de seus cultos. A televisão tem permanentemente, encurtado o período de atenção dos Americanos. Por outro lado, a maioria dos cultos da Igreja se movimenta a passo de Tartaruga. Existe muita hora morta ou mal aproveitada entre os diferentes elementos da reunião. Quando um Ministro de Musica termina o louvor, ele anda e senta. 15 longos segundos depois o Pastor começa a pensar em levantar-se. Finalmente, vai lentamente ao Púlpito e da as boas vindas ao povo.Enquanto isso acontece os não crentes já caíram no sono.Trabalhe bastante para minimizar os tempos de transição. Assim que um período do culto acabar, outro deve começar Imediatamente.

- Os cultos do Rick Warrem duram cerca de 70 minutos em média. È possível fazer muita coisa neste tempo, se você usa-lo com sabedoria. Por exemplo, sua hora de oferta pode ser cortada pela metade, duplicando o numero de pessoas que as recolhem.. Faça orações curtas durante os cultos para os não crentes.Não é hora de interceder pela unha encravada da irmã Maria, os sem igreja não agüentam orações longas.

- Suas mentes começam a divagar ou eles caem no sono.

- Podemos ensinar as pessoas a escreverem os seus testemunhos para serem lidos na igreja.

- A diferença entre um culto Mediano e um culto Excepcional é a sua DINAMICA.

-

- ACELERE TAMBEM O DINAMISMO DOS LOUVORES:-

- Fases do Louvor :- Primeiro:-Movimento : Isto é o que queremos na canção Inicial, usamos uma canção rápida para que as pessoas se levantem, batam seu pé ou pelo menos de um sorriso. Queremos relaxar os músculos dos visitantes que geralmente entram bastante tensos. Quando o corpo esta relaxado à atitude é menos defensiva.

- Quando as pessoas entram para o culto geralmente se sentem rígidas e reservadas. Depois de nosso Inspirado movimento a atmosfera sempre muda vai se tornando mais alegre. A diferença que a primeira musica faz é absolutamente incrível.

- Segunda Fase:- Prazer, é quando cantamos canções sobre a alegria que Deus nos proporciona.

- Terceira fase: Adoração, tocamos então canções que nos levam a meditar e a ter um relacionamento intimo com Deus. Aqui o compasso é bem devagar.

- A Quarta-Fase: Compromisso,usamos canções que dão ao povo a oportunidade de afirmar ou reafirmar o seu compromisso com Deus..

- Elas são geralmente cantadas na primeira pessoa, como por exemplo:- Senhor, quero ser como Tu.

- Quinta-Fase: Totalização, terminamos o culto com uma canção curta e alegre.

- A PRIMEIRA IMPRESSÃO SOBRE A IGREJA..... Os visitantes já formaram uma opinião sobre sua igreja nos primeiros 10 minutos após a chegada.Eles decidem se vão voltar ou não, muito antes do Pastor pregar. A primeira impressão é muito difícil de ser mudada. Você deve então pensar qual será a primeira impressão que você quer que os visitantes tenham.

- Quando você estiver tratando com os visitantes é importante que você saiba que a primeira resposta emocional que eles tem é o medo. O que ira acontecer comigo aqui ?? Eles possuem o mesmo sentimento e medos que você teria se lhe convidassem para ir a uma mesquita pela primeira vez. Vão trancar as portas?? Eu vou ter que falar alguma coisa?? Vão me deixar constrangido ??

- Permitam que os VISITANTES permaneçam no ANONIMATO. Uma vez que os visitantes estão sentados, não queremos perturba-los ou distingui-los. Permitimos que assistam ao culto sem se IDENTIFICAR PUBLICAMENTE. Queremos que saibam que são bem vindos e que não se sintam como se estivessem sendo observados. Por exemplo, não perguntando quem nos visita. Mas sim dizendo que os CONVIDADOS SÃO MUITO BEM VINDOS.....

- Nos primeiros anos da igreja do pastor Rick Warrem, os membros praticavam o que chamávamos de REGRA DOS TRES MINUTOS. Nos primeiros três minutos após o termino do culto os membros iriam conversar somente com pessoas que não conheciam.Isto se baseava no fato de que as primeiras pessoas que saem da reunião são os visitantes. Então depois poderemos ter a nossa comunhão.

- O ambiente e a temperatura da igreja deve ser sempre agradável e estar bem iluminado.

- Se a sua igreja tem apenas 50 pessoas num culto o Pastor deve se posicionar a apenas alguns metros da primeira fila, Esqueça o Púlpito por enquanto isto tornara o culto mais quente e humano.

- Recomendamos o uso de muitas plantas dentro da igreja.As plantas dizem:- PELOS MENOS ALGUMA COISA ESTA VIVA NESTE LUGAR.......

- Devemos manter os Berçários ou local onde as crianças serão ministradas, sempre limpos e bem, arejados, assim como devemos ter banheiros totalmente limpos. Os visitantes podem esquecer um sermão, mas a memória de um banheiro que cheira mal permanece, permanece e permanece!!!! Você pode saber muito sobre o padrão da igreja, checando a qualidade de seus banheiros......

- Crie sempre uma Atmosfera Atraente para todas as pessoas e principalmente para os convidados.....Pois as pessoas desta maneira sempre voltarão e finalmente permanecerão no convívio da igreja.

- Jesus nunca usou uma roupa especial (Terno ou gravata) ou roupas especiais da época, portanto isto não é necessário para nos tornarmos semelhantes a ele.

- Não existe musica Cristã, mas sim, letras Cristãs.

- O tipo errado de musica pode prejudicar a atmosfera e o ambiente do culto.

- Muitos pastores vão pescar sem realmente lançar a linha ou a rede.Procure sempre pregações adequadas e em serie para não confundir os visitantes ou convidados.

- Em vez de tentar fazer com que uma igreja cresça por meio de programas concentre-se no crescimento de pessoas mediante o uso de um processo. Nosso processo de implementar os propósitos de Deus devera ter quatro passos: Trazemos pessoas, as edificamos, treinamos e as enviamos.

- Principio de Neemias:- Visão e propósito devem ser redeclarados a cada 26 dias, para manter a igreja na direção certa. Em outras palavras você deve comunicar os seus propósitos pelo menos uma vez por mês.É de se admirar como os seres humanos e também igrejas perdem a visão tão rapidamente.

- Sempre comunique a visão e o propósito:- ATRAVES DAS ESCRITURAS :- É importante que ensine a verdade bíblica a respeito da Igreja. Ensine a doutrina da igreja com paixão e freqüência. Mostre como cada parte da visão de sua comunidade é baseada na palavra, por meio de versículos que ilustram que explicam e ilustram o seu raciocínio.

- ATRAVÉS DE SIMBOLOS:- Poderemos criar um símbolo para exemplificar os propósitos de nosso Ministério.Sugestões:- Pode ser uma bandeira com o globo terrestre ao meio e cinco argolas entrelaçadas sobrepondo o globo e dentro de cada aliança, escrever os cinco propósitos.

- ATRAVÉS DE SLOGANS:- ((“” Sempre Coca-Cola “” e “”AMERICAM EXPRESS, não saia de casa sem eles )) A historia tem provado que um simples Slogan pode motivar pessoas a fazer coisas que normalmente não fariam, como, por exemplo, dar as suas vidas num campo de batalha.

- EXEMPLOS:- Cada membro é um Ministro; Salvamos e Servimos; Ganhar os Sem-Igreja a qualquer custo.....

- ATRAVÉS DE HISTÓRIAS:- Jesus usava historias simples para ajudar o povo entender e se relacionar com sua visão.Use historias para dramatizar os propósitos de sua igreja.Podemos usar as historias e testemunhos de pessoas que se achegaram a Jesus Cristo.

- ATRAVES DE OBJETIVOS:- sempre de passos de ação práticos e concretos, que expliquem como sua igreja pretende alcançar os propósito. Apresente um plano detalhado para implementação deles.Planeje programas, agende eventos, construa prédios e contrate pessoal para alcançar cada propósito. Quanto mais objetiva for a visão de sua igreja mais atenção e compromisso atrairá.





- A VISÃO DA IGREJA:



- Que seja um lugar onde o aflito, deprimido, frustrado e confuso encontra amor, aceitação, ajuda, esperança, perdão direção e encorajamento.

- Que seja um lugar para compartilhar as boas novas de Jesus Cristo com os moradores da nossa região, tendo comunhão como uma família, amando, aprendendo, rindo, vivendo juntos em harmonia.

- Que seja um lugar apara ajudar a desenvolver a maturidade espiritual de pessoas por meio de estudos bíblicos, pequenos grupos, seminários, retiros e escola bíblica para nossos membros.

- Que seja um lugar para estimular cada crente a ter um Ministério significativo, a ajudando-os a descobrir os dons e talentos que Deus lhe deu.

- Que seja um lugar onde prepararemos missionários e obreiros para vários lugares do mundo para pregar a palavra de Deus.

- Sonhamos em ter sempre um lugar adequado conforme a quantidade de pessoas que Deus for nos enviando.



Nosso ideal é atrair e ganhar as pessoas sem igreja e para isto devemos realizar um culto totalmente diferente. Devemos observar até sobre a melhor maneira de nos vestir de acordo com a região onde estaremos.O Pastor Rick Warrem se veste com roupas “normais” que as pessoas “normais” daquela região usam,ou seja, não usa gravata, pois ninguém usa gravata na região americana da Califórnia, pelo contrario, ele usa roupas tipo “surfista” pois a região é de praia.Lembre-se:- as pessoas não estão procurando uma igreja amigável; porem procuram amigos.Sejamos amigos de todos os nossos convidados.



DIREÇÃO E MANEIRAS ADEQUADAS DE SE DIRIGIR UM CULTO





- A nossa prioridade sempre será as pessoas que não tem igreja ou os não crentes

- Se possível, todos os Domingos falar para a Igreja sobre a nossa visão. De uma maneira clara curta e objetiva.

- Devemos deixar as vagas de estacionamento mais próximas da igreja para os visitantes.Sempre deixaremos pessoas orientando e guardando os carros durante os cultos.

- Dentro da igreja, devemos sempre recepciona-los de maneira calorosa e conduzi-los as cadeiras.

- Os cultos deverão ser rápidos e sem interrupções para não se tornarem cansativos.

- Para não Constranger, não perguntar se existem visitantes ou convidados, mas tão somente dizer que eles são muito bem vindos a Casa de Deus.

- A abertura devera ser feita com uma oração não demorada e já em seguida dar inicio aos louvores. Os Levitas já deverão estar em seus lugares desde o inicio do culto. Para se evitar constrangimentos procure não pedir que as pessoas se abracem dêem as mãos ou outro movimento qualquer, deixando-as adorarem a vontade.

- E ao terminar os louvores o Pastor já devera estar em cima do púlpito para Ministrar a Palavra.

- Terminada a Ministração da palavra, podemos imediatamente dar inicio a Ministração dos Dízimos e Ofertas devendo os Levitas já estar posicionados para se tocar neste momento.

- Após o recolhimento dos Dízimos e ofertas, podemos encerrar o culto e se possível dar apenas os recados extremamente necessários.Fazer apelo de uma maneira sabia, para que as pessoas possam entender o que é tornar-se um Cristão.

- Encerrar orando o Pai Nosso, pois todos os sem igreja por terem normalmente origem Católica conhecem esta oração.

- Todas estas sugestões servem para que tanto os Crentes como os sem igreja não venham a se cansar, durante o nosso culto e que se sintam à vontade para poder voltar no próximo.



A VIDA É DURA. A CADA DOMINGO OLHO NAS FACES DE MILHARES DE PESSOAS QUE FORAM ESPANCADAS PELO MUNDO DURANTE TODA A SEMANA. ELAS CHEGAM COM AS SUAS BATERIAS ESPIRITUAIS E EMOCIONAIS DESCARREGADAS. O TRABALHO DO PASTOR É RECONECTA-LAS A CARGA ESPIRITUAL E RESTAURA-LAS COM O PODER DE CRISTO.

JESUS DISSE .... VINDE A MIM TODOS OS CANSADOS E OPRIMIDOS.......



P.S. ESTA IGREJA EXISTE DE VERDADE .......

PESQUISA



1- Qual você acha que é a maior necessidade deste bairro? Esta pergunta eu fazia simplesmente para abrir um canal de conversação com os moradores da região.



2- Você esta freqüentando alguma igreja? Se a resposta fosse positiva, eu agradecia e ia para a próxima casa.Não me preocupava em fazer as outras três perguntas porque não queria que a pesquisa tivesse a opinião dos crentes, mas se for de outra religião podemos continuar.Note bem que não perguntei: Você é membro de alguma igreja.Muitas pessoas não estiveram dentro de uma igreja nos últimos vinte anos e ainda se dizem membros de uma comunidade.

3- Porque você acha que a maioria das pessoas não vai a igreja?Isso parece ser menos constrangedor e ofensivo do que: “Porque você não freqüenta uma igreja? Hoje, muitos responderiam a essa pergunta assim: Isto não é problema seu! Contudo, quando pergunto o que pensam sobre porque as pessoas não freqüentam, geralmente dão as suas razões pessoais, mesmo que de uma maneira indireta”.

4- Se você estivesse procurando uma igreja para freqüentar, o que você esperaria encontrar nela? Esta questão simples me ensinou mais como pensa um Não –Crente do que todo o treinamento que recebi no seminário.Descobri que a maioria das comunidades estava oferecendo programas que os sem-Igreja não estavam interessados.

5- O que posso fazer por você? Que tipo de conselho você pode dar a um Ministro que realmente deseja ajudar as pessoas?Esta é a pergunta básica que a igreja deve fazer para a sua comunidade. Estude os evangelhos e você vai notar quantas vezes Jesus perguntou a alguém:- O que quer que eu faça por você?Ele se importava com as necessidades das pessoas.